GNDI investe em ações sociais em escolas públicas
Escolas de Mogi das Cruzes e Itapevi contam com assistência nutricional e odontológica da NotreDame Intermédica
Cerca de 1500 alunos de bairros periféricos dos municípios de Mogi das Cruzes e Itapevi são impactados pelas ações sociais da NotreDame Intermédica. O projeto consiste em consiste em atividades com foco na promoção da saúde bucal e combate à obesidade infantil para educar crianças e adolescentes de escolas municipais do ensino fundamental I nos cuidados com a saúde.
Com atividades teóricas e práticas, o dentista enfatiza a importância da higiene bucal diária e o uso do fio dental na prevenção de doenças bucais e sistêmicas. Na oficina de escovação, o dentista com a ajuda do professor ou funcionário da escola, organizam grupos pequenos de alunos onde inicialmente são distribuídas pastilhas evidenciadoras (para identificar acúmulo de placa) e a seguir os mesmos recebem kits de higiene bucal (composto por escova, pasta e fio dental) para colocarem em prática o aprendizado recebido em sala de aula.
Já os profissionais da nutrição organizam oficinas de experimentação para acostumar o paladar os alunos à ingestão de alimentos saudáveis. "Na parte nutricional são feitas oficinas para promover o contato e incentivo ao consumo de frutas e verduras através da experimentação de sucos (estímulo ao olfato e paladar) e simulação de um self-service destacando a importância das frutas, legumes e verduras relacionando as cores a função.", explica Patricia Bueno, gerente de Meio Ambiente, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Segurança do Trabalho (MASS) da Sede do GNDI.
Para que o projeto seja ainda mais efetivo, os pais ou responsáveis são convidados para um bate-papo com o dentista, nutricionista e professores, nos quais são abordados temas diversos relacionados a saúde bucal e nutrição, mas enfatizando a importância da participação da família na mudança de hábitos e cuidado com a saúde.
O projeto nasceu da parceria com as prefeituras dos municípios, e as secretarias de saúde e educação, sendo que em 2019 realizou atividades nas escolas municipais Professora Auta Cardoso de Melo, Professor Doutor Jair Rocha Batalha, Doutor Valdir Paiva de Oliveira Freitas - todas próximas ao Hospital Santana - em Mogi das Cruzes e na Paulo Freire em Itapevi, perto do Hospital Nova Vida. As ações do projeto são supervisionadas pela coordenadora técnica da Odontologia Preventiva Interodonto, Jaqueline Ferreira e pela supervisora de Nutrição da Medicina Preventiva GNDI, Patrícia Rondello.
Para 2020, a ideia é ampliar o projeto. "Teremos um incremento de escopo em Mogi das Cruzes, que, provavelmente vai de três para cinco escolas; em Itapevi deve entrar para uma ou duas e estamos iniciando o projeto em Osasco, que ainda não faz parte do programa", explica Patrícia.
Explore mais categorias
Biometria: Tecnologia a favor da sua segurança
A Hapvida NotreDame investe em inovação para melhorar sua experiência.
Continuar lendoConheça a Linha de Cuidado em Endometriose da Hapvida NotreDame
Nossa saúde merece todo o cuidado do mundo. Pensando nisso, a Hapvida NotreDame criou o programa +Ela, uma iniciativa dedicada à saúde da mulher.
Continuar lendoSinal de vida: Conheça a nova campanha institucional da Hapvida
A Hapvida lançou sua nova campanha institucional “Sinal de Vida”, que marca um novo capítulo em nossa trajetória
Continuar lendoConteúdo do botão flutuante será exibido quando não estiver em modo de edição