O Dezembro Vermelho é uma campanha que busca conscientizar sobre o HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além de promover a prevenção e o tratamento, a iniciativa combate o preconceito, incentivando a busca por informações e cuidados para uma vida saudável.
Qual é a diferença entre HIV e AIDS?
O HIV é o vírus que enfraquece o sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável a doenças. Já a AIDS é o estágio avançado da infecção pelo HIV, quando o sistema imunológico está tão comprometido que o corpo não consegue mais se proteger de infecções e outras doenças. Com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, é possível viver com HIV sem que ele evolua para a AIDS.
Como o HIV é transmitido?
O HIV pode ser transmitido por:
- Relações sexuais sem camisinha
- Compartilhamento de agulhas e seringas
- Durante a gravidez, parto ou amamentação, caso a mãe seja portadora
do vírus - Transfusão de sangue contaminado
- Instrumentos cortantes não esterilizados.
Quais são os sintomas da doença?
Nos primeiros estágios, a infecção pelo HIV pode causar:
- Febre persistente
- Cansaço excessivo
- Dores musculares e articulares
- Gânglios inchados (no pescoço, axilas ou virilha)
- Manchas ou erupções na pele.
Se não tratado, esses sintomas podem evoluir para quadros mais graves, como perda de peso, infecções frequentes e outras doenças graves, características da AIDS.
Diagnóstico
O diagnóstico do HIV é feito por exames de sangue ou saliva que identificam o vírus ou os anticorpos produzidos pelo corpo. No SUS, há testes rápidos, com resultado em poucos minutos, e exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico e acompanhar a saúde imunológica.
Tratamento para HIV
O tratamento do HIV é feito com medicamentos antirretrovirais, que controlam o vírus no organismo e fortalecem o sistema imunológico. Esses medicamentos impedem que o HIV evolua para a AIDS, garantindo mais saúde e qualidade de vida para o paciente. Quando o tratamento é seguido corretamente, é possível reduzir a carga viral e evitar o avanço da doença.
Como prevenir o HIV?
Confira algumas dicas para prevenir o HIV:
- Use camisinha em todas as relações sexuais
- Faça testes regularmente
- Evite compartilhar objetos cortantes, como agulhas, seringas ou lâminas
- Gestantes portadoras do HIV devem realizar tratamento médico para proteger o bebê, reduzindo o risco de transmissão em até 98%
Explore mais categorias
Fique atento! Mudanças no atendimento oftalmológico em São Paulo
Durante as semanas de Natal e Ano Novo, algumas unidades da Hapvida NotreDame Intermédica terão horários especiais de funcionamento.
Continuar lendoHorário de funcionamento durante as festas de fim de ano
Durante as semanas de Natal e Ano Novo, algumas unidades da Hapvida NotreDame Intermédica terão horários especiais de funcionamento.
Continuar lendoDezembro Laranja: mês de conscientização sobre o câncer de pele
Com a chegada do verão, é hora de reforçar os cuidados com a saúde da pele.
Continuar lendo