Mudanças climáticas
A NotreDame Intermédica está engajada no compromisso de contribuir para o Acordo de Paris de limitar o aumento médio da temperatura global a 2ºC, por meio de programas e tecnologias para melhorar a eficiência operacional e reduzir as emissões de carbono. Conheça nossa Política de Combate às Mudanças Climáticas. Nosso inventário de emissões de gases de efeito estufa é realizado desde 2018 e está de acordo com a metodologia internacional GHG Protocol. Clique em Documentos e confira o avanço do nosso Inventário de Gases de Efeito Estufa nos últimos anos ou então acesse nosso Inventário de Gases de Efeito Estufa de 2020.
NotreDame Intermédica é “Carbono Neutro”
Em 2020, nos tornamos “carbono neutro” ao compensarmos 100% de nossas emissões, veja como:
Compra de certificados de energia renovável de parques eólicos localizados nos estados da Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte, para compensação de todas as emissões de escopo 2. Veja a declaração de aposentadoria e o certificado do parque eólico.
Compra de créditos de carbono do Projeto REDD+ Vale do Jari para compensação das emissões do escopo 1 e 3. Localizado nos estados do Pará e do Amapá e certificado pelos principais padrões internacionais, o projeto têm como objetivo fomentar a conservação florestal, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, evitar o desmatamento, minimizar os impactos socioambientais, promover benefícios ao clima, as comunidades e a biodiversidade. Clique aqui e tenha acesso ao certificado de aposentadoria dos créditos.
Em 2021, ingressamos na plataforma CDP, que auxilia os diferentes stakeholders em seu processo decisório com base em informações de gestão de risco, oportunidades e impactos socioambientais. Trata-se de uma iniciativa criada para mobilizar essas partes no intuito de construir e acelerar ações colaborativas para um desenvolvimento que funcione para as atuais e futuras gerações. Clique aqui e saiba mais sobre o reporte da NotreDame Intermédica no questionário CDP Climate Change.

Em parceria com a Way Carbon, a NotreDame Intermédica realizou um estudo de Riscos e Oportunidades Climáticas. O objetivo desse trabalho é analisar os riscos físicos e os efeitos do aumento da demanda por serviços de saúde relacionados à mudança do clima na operação da companhia, para apoiar na identificação de riscos e oportunidades e fornecer informações técnicas como subsídio para a compreensão e mapeamento dos impactos biofísicos mais relevantes nos ativos prioritários, a fim de suportar a tomada de decisão a respeito de ações de adaptação diante da mudança do clima e direcioná-las de forma efetiva. Conheça com detalhes a Análise de Riscos e Oportunidades Climáticas.

Em 2021, ingressamos na plataforma CDP, que auxilia os diferentes stakeholders em seu processo decisório com base em informações de gestão de risco, oportunidades e impactos socioambientais. Trata-se de uma iniciativa criada para mobilizar essas partes no intuito de construir e acelerar ações colaborativas para um desenvolvimento que funcione para as atuais e futuras gerações. Clique aqui e saiba mais sobre o reporte do GNDI no questionário CDP Climate Change.

O GNDI em parceria com a Way Carbon realizou um estudo de Riscos e Oportunidades Climáticas O objetivo desse trabalho é analisar os riscos físicos e os efeitos do aumento da demanda por serviços de saúde relacionados à mudança do clima na operação da companhia, com a finalidade de apoiar na identificação de riscos e oportunidades e fornecer informações técnicas como subsídio para a compreensão e mapeamento dos impactos biofísicos mais relevantes nos ativos prioritários, a fim de suportar a tomada de decisão a respeito de ações de adaptação diante da mudança do clima e direcioná-las de forma efetiva. Conheça com detalhes a Análise de Riscos e Oportunidades Climáticas.
Veja outras ações do GNDI no combate às mudanças climáticas
A iniciativa visa garantir que nossas unidades tenham o fornecimento de energia usando apenas fontes renováveis como energia solar, eólica, biomassa etc. O projeto Mercado Livre na modalidade incentivada, ou seja, energia vinda de fontes sustentáveis, já está em funcionamento no Hospital e Maternidade Paulo Sacramento, no estado de São Paulo, e nos Hospitais de Divinópolis, Nova Serrana e Lifecenter, em Minas Gerais.
No início do 1º trimestre de 2021, iniciamos a construção de usinas solares, que irão atender 55% dos centros clínicos (aproximadamente 60 unidades) que operam em baixa tensão, em uma área de 155.085 m² ou o equivalente a 15 campos de futebol. O investimento em geração própria de energia renovável e limpa faz parte do nosso compromisso de sustentabilidade no combate às mudanças climáticas.
Gerenciamento de Resíduos
A gestão correta de resíduos é um tema de extrema relevância para empresas do segmento de saúde. Na NotreDame Intermédica, trabalhamos continuamente para avançar nessa frente, dada a importância de realizar o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde corretamente, visando à redução de impactos ambientais negativos. Possuímos uma equipe dedicada ao gerenciamento de resíduos, sendo responsável pelas padronizações, orientações e treinamentos sobre o tema.
Os processos de segregação, manejo, coletas interna e externa, tratamento e disposição final desses resíduos são descritos no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e são seguidos corretamente a fim de evitar impactos negativos à saúde e ao meio ambiente.
Confira outras ações em gerenciamento de resíduos
Durante o período de obras ou reformas, as rebarbas dos pisos instalados em nossas unidades são coletados e enviados ao fabricante do produto. Todo material encaminhado é incorporado novamente no processo de fabricação de novos pisos.
Nossos cabos eletrônicos, de energia e telefônicos estão sendo substituído por cabos verdes, cujo polietileno é feito a partir da cana de açúcar.
O processo consiste na separação entre o plástico e o pó de toner, ambos enviados para beneficiamento. O plástico é destinado para empresa que realiza extrusão e injeção e o pó de toner é processado e encaminhado para adição na fabricação de borracha, tingimento em geral e aplicação de plásticos. Em 2020, 70% dos cartuchos gerados na NotreDame Intermédica foram reciclados. A partir de 2021 serão contratadas apenas empresas que façam a correta destinação dos resíduos das impressoras, reafirmando o nosso compromisso ambiental.
Processo iniciado em 2020, que consiste na transformação de resíduos orgânicos (sobras de alimentos em geral) em adubo. O projeto ocorre em 18 unidades hospitalares da empresa, todas no estado de São Paulo.
Em 2020, encaminhamos os uniformes que foram utilizados por nossos colaboradores para um novo processo de descarte. Após serem descaracterizados, eles são enviados para triagem, homogeneização mecânica e trituração para posterior transformação em combustível derivado de resíduos (CDR). O CDR pode ser empregado em fornos da indústria cimenteira, caldeiras e usinas de biomassa. Com ele, eliminamos a incineração de uniformes e geramos uma nova cadeia de valor.
Máquina para descarte de cartões e/ou carteirinhas de convênio, crachás antigos e cartões magnéticos. O material é reaproveitado para a confecção de novos cartões ou produtos de baixo impacto ambiental, como agendas, cadernos e pranchetas, entre outros. Temos um papa cartão na sede e no Hospital e Maternidade Salvalus, em São Paulo, e na sede do Rio de Janeiro.